Os atuais Programas de Qualidade demandam excelência no projeto do produto em si, bem como excelência em seu processo de produção, desta forma a excelência no  projeto implica em um potencial para a qualidade final do produto, porém a excelência  em processo transforma esse potencial em qualidade real, impactando positivamente o sucesso dos produtos no mercado.

Quando se trata de avaliar a capacidade de um processo, existem dois termos fundamentais que são utilizados, Cp e Cpk. A Btomec já trabalha a excelência de seus projetos e processos faz alguns anos com base nestes conceitos, reforçando a característica de pioneirismo de nossa empresa.

O Cp significa o quanto meu processo tem de precisão, já o Cpk o quanto meu processo tem de exatidão. Eles estudam a capacidade do processo ter uma alta probabilidade de atender as especificações exigidas para o item que está sendo produzido.

A capabilidade de um processo é definida por Cp, índice calculado como a largura da tolerância dividida pela distribuição total do processo, que é 6 vezes o desvio padrão (6).

Cp indica a distribuição da variação presente no processo. Ou seja:

LS = Limite superior da tolerância e LI = Limite inferior da tolerância

O índice de capabilidade do processo é definido pelo Cpk, este índice leva em consideração a centralização do processo e é definido pelo o mínimo inferior e superior do Cpk.

Cpk mede o desempenho do processo. Indica a mudança ou a proximidade média do processo em relação ao alvo ou valor médio. Ou seja:

Exemplo de aplicação:

Especificação: Ø30 +/-4mm, Desvio padrão(σ)=1, LS=34 e LI=26

A interpretação dos índices Cp e Cpk funciona da seguinte forma:

  • Quando o valor de Cp é maior que 1, a distribuição do processo é menor e todos os produtos tendem a estar dentro do limite especificado. Assim esse processo é ligeiramente capaz de atender ao limite de especificação.
  • Quando o valor de Cp é igual a 1, a distribuição do processo é um pouco mais ampla, mas está funcionando dentro do limite de especificação projetada. Neste caso o processo é considerado apenas como capaz.
  • Quando o valor de Cp é inferior a 1, a distribuição do processo fica muito ampla e a maioria dos produtos ficam fora do limite especificado. Assim o processo é considerado incapaz.
  • Quando o Cp é igual ao Cpk, pode se dizer que o processo está centralizado.
  • Quando o Cpk está inferior a 1, indica que a média do processo está desviada do alvo e defeitos serão encontrados.

A fim de produzir peças com excelência, devemos reduzir a variação do processo e atingir o valor de Cp desejado.

Importante notar que o valor de Cp deve ser igual ou maior que 1,33 em produção. Já quando se trata de desenvolvimento de novos produtos a excelência é de 1,67.

Os itens de processo mais essenciais para nossos clientes são avaliados com base nos índices Cp e Cpk. A Btomec garante a excelência de seus projetos e processos com base na precisa avaliação de capabilidade e capacidade daquilo que desenvolve, construindo confiança e resultados consistentes junto às empresas que atendemos.

Blog

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *